Método Alocc®

Investimentos para a sua vida

Partindo da experiência de Ricardo Taboaço na gestão de patrimônios familiares, o Método Alocc® foi consolidado há mais de duas décadas, com a assessoria do professor Dionisio Dias Carneiro, referência entre os economistas brasileiros. Testado nas grandes crises globais, deu origem à Alocc e é o eixo da nossa atuação.

o método alocc

Estabelece como pilares de uma carteira patrimonial a liquidez, a diversificação e a eficiência, entendida como o melhor aproveitamento possível dos recursos disponíveis. Para garantir a liquidez necessária ao presente, a rentabilidade e a diversificação adequadas à proteção do futuro e alto nível de eficiência em todos os momentos, projetamos as carteiras de nossos clientes conforme parâmetros extraídos da sua realidade particular, e não a partir de previsões do mercado.


Por que faz diferença?

A experiência dos mais bem sucedidos gestores previdenciários1 confirma prestigiados estudos acadêmicos2 sobre as fontes de resultados dos investimentos de longo prazo: 75% da rentabilidade alcançada por uma carteira desse tipo deriva da valorização dos mercados ao longo de vários anos, enquanto a alocação e a gestão de ativos concorrem com aproximadamente 12,5% cada uma.

É claro que uma carteira alocada nos mercados em crescimento e recheada de ativos com substancial valorização e negociados oportunamente terá resultados absolutos muito melhores do que uma carteira mal alocada e mal gerida. Contudo, seja qual for a composição da carteira, a maior parte dos ganhos virá da flutuação dos mercados a longo prazo. Portanto, viabilizar a manutenção dos investimentos nos mercados selecionados pelo maior tempo possível é o primeiro pré-requisito para a eficiência dos investimentos patrimoniais.

1 Entre as inúmeras experiências de sucesso que comprovam a tese está o fundo de dotação da Universidade de Yale. Ver SWENESN, David. Pioneering Portfolio Management: an unconventional approach to institutional investment, Free Press; Updated edition, 2009.
2 IBBOTSON, Roger G. et ali. “The Importance of Asset Allocation”, agraciado com o Graham & Dodd Scroll Award concedido pelo Financial Analyst Journal.

Então, qual é o problema?

Os mercados de renda variável são aqueles que apresentam maior valorização a longo prazo e podem viabilizar o incremento patrimonial e a manutenção do padrão de vida dos investidores por décadas e gerações. Essa valorização, no entanto, não se dá em trajetória constante, mas ziguezagueando entre altas e baixas, o que, se, por um lado, oferece a oportunidade de ganhos atraentes, por outro, impede que se conte com ela para financiar despesas correntes. − Afinal, enquanto os preços dos ativos sobem e descem, a vida acontece, dia a dia, sem que os boletos esperem pela recuperação dos mercados.

Ser “ousado” sem contar com reserva de liquidez compatível com seus gastos é uma receita para perder dinheiro no momento em que seja obrigado a desfazer-se de ativos em baixa para pagar as contas. Por outro lado, ser “cauteloso” e manter liquidez consideravelmente acima do necessário é um desperdício que costuma custar caro ao futuro de quem se considerava prudente. Quanto a buscar o "meio-termo”..., bem, se esse equilíbrio não for ponderado pelas suas necessidades presentes e futuras, você se arrisca a perder de uma das duas formas, com desperdício de recursos em investimentos que não podem garantir seu futuro ou com a realização de prejuízos quando uma necessidade inesperada bater à porta.

Os mercados voláteis são os que mais se valorizam a longo prazo. Além disso, oferecem a um gestor eficiente a oportunidade de obter maiores retornos aproveitando as oscilações dos preços para comprar na baixa e vender na alta. No entanto, um dos pré-requisitos para assumir investimentos desse tipo é dispor de tempo para esperar pela valorização.

Calculando a incógnita

A solução oferecida pelo Método Alocc® começa pela alocação de uma reserva em aplicações de renda fixa conservadoras e com liquidez imediata. Esses recursos deverão ser suficientes para financiar as despesas correntes até que investimentos em renda variável, realizados com a parcela restante do patrimônio, amadureçam e gerem ganhos expressivos.

Para definir o volume ideal da reserva de liquidez para o curto prazo, nossos planejadores mergulham na vida econômica dos clientes. Analisam bens, receitas, despesas, planos, possíveis gastos extraordinários. O custo anual médio encontrado, somado a uma reserva extra para imprevistos, será multiplicado pelo número de anos conveniente, conforme a situação particular da família.

É muito frequente que, durante esse processo, o cliente identifique ralos de liquidez, gastos e bens que foram sendo absorvidos e acumulados sem agregar nenhum bem-estar à família, e fatores de risco passíveis de gerar despesas e reduções de receita ou patrimônio. Quando a escolha do cliente é solucionar ralos e riscos, a necessidade de liquidez imediata cai, liberam-se recursos para o longo prazo, e a gestão patrimonial se torna mais eficiente. Caso a escolha não seja essa, ao menos terá o benefício de não ser surpreendido por riscos ignorados.

o método alocc
o método alocc

Diversificação potencializada

No decorrer de dez, vinte, trinta anos, todos os mercados enfrentarão crises em algum momento, sem que se possa precisar exatamente quando. Felizmente, diferentes mercados costumam oscilar em sentidos divergentes, como normalmente ocorre com os juros e as ações; se os primeiros caem, as segundas tendem a subir, e vice-versa. O mesmo acontece com certos ativos; ações de importadoras e de exportadoras, por exemplo, quase sempre caminham na contramão umas da outras.

Sem nos atermos a previsões sobre o comportamento dos mercados, perseguimos a diversificação ideal para cada cliente visando a proteção e o crescimento global do patrimônio a longo prazo. Assim, as alocações projetadas segundo nosso método selecionam os mercados e as estratégias adequadas ao investimento patrimonial e determinam o percentual dos recursos a ser investido em cada qual segundo os prazos e necessidades do investidor, dispersando riscos e evitando perdas definitivas, para otimizar os rendimentos daqueles 12,5% devidos à alocação.

Distribuída entre dezenas de gestores especializados, selecionados com rigor e isenção, prioritariamente por critérios qualitativos, a gestão de ativos valoriza os 12,5% restantes e potencializa a diversificação, certamente a melhor proteção para investimentos de longo prazo.

Nosso mantra é: liquidez, diversificação e eficiência. Pessoas se arruínam por falta de liquidez, não por falta de patrimônio. Todas as histórias sobre alguém que, do dia para a noite, perdeu tudo com um investimento têm em comum a falta de diversificação. Já a principal razão da gradual queda do padrão de vida de inúmeras famílias se encontra em pequenos desperdícios na aplicação dos seus recursos somados ao longo de anos e anos, e isso se chama ineficiência.

Sigrid
Ricardo Taboaço
Sócio Fundador Alocc
Alocc @2024 em sociedade com a TNA Gestão Patrimonial